1. Calculemos \( f''(x) \):
\( f''(x) = \frac{d}{dx}[-2x \cdot e^{1-x^2}] \)
Regra do produto:
\( f''(x) = -2e^{1-x^2} + 4x^2 e^{1-x^2} = e^{1-x^2}(4x^2 - 2) \)
2. Concavidade:
\( f''(x) > 0 \Leftrightarrow 4x^2 - 2 > 0 \Leftrightarrow x^2 > 0.5 \Leftrightarrow x < -\sqrt{0.5} \) ou \( x > \sqrt{0.5} \)
\( f''(x) < 0 \Leftrightarrow -\sqrt{0.5} < x < \sqrt{0.5} \)
3. Pontos de inflexão:
Em \( x = -\sqrt{0.5} \) e \( x = \sqrt{0.5} \) (aprox. ±0,707)
Resposta:
Concavidade para cima: \( x < -\sqrt{0.5} \) e \( x > \sqrt{0.5} \)
Concavidade para baixo: \( -\sqrt{0.5} < x < \sqrt{0.5} \)
Dois pontos de inflexão em \( x = -\sqrt{0.5} \) e \( x = \sqrt{0.5} \).
\( f'(x) = 2x \cdot e^x + x^2 \cdot e^x = e^x (x^2 + 2x) \)
\( f''(x) = e^x (x^2 + 2x) + e^x (2x + 2) = e^x (x^2 + 4x + 2) \)
Resposta:
\( f'(x) = e^x (x^2 + 2x) \)
\( f''(x) = e^x (x^2 + 4x + 2) \)
\( f'(x) = 3x^2 - 12x + 9 \)
\( f''(x) = 6x - 12 \)
Ponto de inflexão: \( f''(x) = 0 \implies 6x - 12 = 0 \implies x = 2 \)
Para \( x < 2 \): \( f''(x) < 0 \) (concavidade para baixo)
Para \( x > 2 \): \( f''(x) > 0 \) (concavidade para cima)
Resposta:
Concavidade para baixo em \( ]-\infty, 2[ \)
Concavidade para cima em \( ]2, +\infty[ \)
Ponto de inflexão em \( x = 2 \)
Regra do quociente:
\( f'(x) = \frac{2(x^2+1) - (2x+1)2x}{(x^2+1)^2} \)
\( = \frac{2x^2+2 - (4x^2+2x)}{(x^2+1)^2} = \frac{2x^2+2-4x^2-2x}{(x^2+1)^2} \)
\( = \frac{-2x^2 - 2x + 2}{(x^2+1)^2} \)
Resposta:
\( f'(x) = \frac{-2x^2 - 2x + 2}{(x^2+1)^2} \)
\( f'(x) = \frac{2x}{x^2 + 1} \)
\( f''(x) = \frac{2(x^2+1) - 4x^2}{(x^2+1)^2} = \frac{2 - 2x^2}{(x^2+1)^2} \)
Resposta:
\( f'(x) = \frac{2x}{x^2+1} \)
\( f''(x) = \frac{2 - 2x^2}{(x^2+1)^2} \)
\( f'(x) = 2e^{2x} \)
\( f''(x) = 4e^{2x} \)
Resposta:
\( f'(x) = 2e^{2x} \), \( f''(x) = 4e^{2x} \)
\( f'(x) = e^x(\sin x + \cos x) \)
\( f''(x) = e^x(2\cos x) \)
Resposta:
\( f'(x) = e^x(\sin x + \cos x) \), \( f''(x) = 2e^x\cos x \)
\( f'(x) = 2x\ln x + x \)
\( f''(x) = 2\ln x + 3 \)
Resposta:
\( f'(x) = 2x\ln x + x \), \( f''(x) = 2\ln x + 3 \)
Aplicando a regra do quociente:
\( f'(x) = \dfrac{[6x - 2]\cdot x - (3x^2 - 2x + 1)\cdot 1}{x^2} \)
\( = \dfrac{6x^2 - 2x - 3x^2 + 2x - 1}{x^2} \)
\( = \dfrac{3x^2 - 1}{x^2} \)
Extremos relativos: \( f'(x) = 0 \rightarrow 3x^2 - 1 = 0 \rightarrow x^2 = \frac{1}{3} \rightarrow x = \frac{1}{\sqrt{3}} \) (como \( x > 0 \)).
Resposta:
\( f'(x) = \dfrac{3x^2 - 1}{x^2} \)
Extremo relativo para \( x = \dfrac{1}{\sqrt{3}} \).
\( f'(x) = \frac{1}{x^2 + 4} \cdot 2x = \frac{2x}{x^2 + 4} \)
\( f'(1) = \frac{2 \cdot 1}{1^2 + 4} = \frac{2}{5} \)
Resposta:
\( f'(x) = \frac{2x}{x^2 + 4} \)
\( f'(1) = \frac{2}{5} \)
\( f'(x) = 1 \cdot \sin(x) + x \cdot \cos(x) = \sin(x) + x\cos(x) \)
\( f''(x) = \cos(x) + [\cos(x) - x\sin(x)] = 2\cos(x) - x\sin(x) \)
Resposta:
\( f'(x) = \sin(x) + x\cos(x) \)
\( f''(x) = 2\cos(x) - x\sin(x) \)
\( f'(x) = e^{x^2} \cdot 2x = 2x e^{x^2} \)
\( f''(x) = 2e^{x^2} + 2x \cdot 2x e^{x^2} = 2e^{x^2} + 4x^2 e^{x^2} = 2e^{x^2}(1 + 2x^2) \)
Resposta:
\( f'(x) = 2x e^{x^2} \)
\( f''(x) = 2e^{x^2}(1 + 2x^2) \)
\( f''(x) = 6x - 12 \).
Ponto de inflexão quando \( f''(x) = 0 \rightarrow 6x - 12 = 0 \rightarrow x = 2 \)
Resposta:
O ponto de inflexão ocorre em \( x = 2 \).
\( f(x) = (2x + 1)^{1/2} \)
\( f'(x) = \frac{1}{2}(2x + 1)^{-1/2} \cdot 2 = \frac{1}{\sqrt{2x + 1}} \)
Resposta:
\( f'(x) = \frac{1}{\sqrt{2x + 1}} \)
\( f'(x) = 5 \cdot \frac{d}{dx} (x^2 + 1)^{-1} = 5 \cdot (-1) (x^2 + 1)^{-2} \cdot 2x = -\frac{10x}{(x^2 + 1)^2} \)
Resposta:
\( f'(x) = -\dfrac{10x}{(x^2 + 1)^2} \)
A forma de uma colina pode ser descrita pela equação \( y = -x^2 + 6x + 11 \), com \( 6 \leq x \leq 11 \).
Um professor de Cálculo munido de um rifle de alta precisão está localizado no ponto \( (2, 0) \).
A partir de que ponto, na colina, um aluno estará 100% seguro?
Para um aluno estar 100% seguro, teria de estar num ponto da colina que não pudesse ser atingido por uma linha reta vinda do professor em \( (2,0) \), ou seja, um ponto "escondido" atrás da colina.
Calculando, vemos que ao igualar a inclinação da reta do professor ao aluno com a inclinação da tangente à colina, não existe solução real para o domínio da colina (\( 6 \leq x \leq 11 \)).
Conclusão:
Não há nenhum ponto da colina onde o aluno esteja 100% seguro — o professor consegue sempre ver (e acertar em) qualquer ponto da colina.
Moral da história: atrás de um tanque era mais seguro!