Voleibol
História
Dos tipos de vôlei, o de campo é, com certeza, o mais popular. Em 1895, o desporto foi criado na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos, por William G. Morgan. Na época, o basquetebol era a modalidade mais popular, mas era cansativa para pessoas idosas. Por isso, Morgan pensou em um jogo menos cansativo com inspiração no tênis. No início, eles usavam uma bola mais pesada, mas William pediu que fosse fabricada uma mais leve para usar no desporto. Depois, o voleibol começou a se espalhar e começou a ser chamado de volleyball (ou voleibol).
Fundamentos do Voleibol
Os fundamentos do Voleibol são: Serviço, Recepção, Levantamento, Ataque, Bloco. Cada jogada do voleibol tem início com o serviço. O servidor, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro do campo de seu adversário. Se ele ultrapassar o limite, a bola vai para seu adversário sacar. Note que quando a bola toca no chão da equipa adversária, ocorre a marcação de pontos. .
Regras Voleibol
As principais regras do vôlei são: Cada equipa possui um treinador; Uma partida é constituída de 3 a 5 sets; Não existe tempo pré-determinado para cada set; Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos; Em caso de empate no final do set (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.); Ganha a equipa que vencer três sets; Se houver empate nos sets (2x2), o 5º set será decisivo. No entanto, este vai somente até 15 pontos e também precisa de uma diferença mínima de 2 pontos..
Quando se comete faltas no Voleibol?
As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. Contudo, há uma exceção a essa regra, permitindo quatro toques, desde que isso inclua o toque do bloqueio. Por exemplo, se a equipe adversária atacar e a bola bater no bloqueio da equipe, a equipe pode dar mais três toques na bola para tentar atacar de volta. Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola. Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta. Rede: se a bola for jogada entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador cometerá falta. Golpe na bola na quadra adversária: quando um jogador golpeia a bola que ainda está na quadra da equipe adversária..
O que precisa para jogar voleibol?
Após saber como aprender a jogar voleibol, é hora de entender quais são os itens necessários para a modalidade. A rede é essencial e deve sempre estar adaptada para o conforto dos pequenos. No caso da bola, é fundamental usar a versão indicada para as modalidades, já que tem o peso certo para as jogadas. Na prática profissional, é muito comum que os atletas coloquem joelheiras e cotoveleiras. É bom fazer os pequenos usarem também, para o jogo ser mais seguro. Além disso, coloque roupas e sapatilhas confortáveis para eles aproveitarem muito. Também vale acompanhar os campeonatos nacionais de cada modalidade. É uma ótima maneira de entender como aprender a jogar voleibol e deixar os pequenos terem contato próximo com os atletas profissionais.